Eficiência Energética ao Seu Alcance


FAQ

O que é Tensão Elétrica?

    Tensão elétrica é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos. Sua unidade é o Volt, em homenagem ao físico italiano Alessandro Volta. Em outras palavras, a tensão elétrica é a “força” responsável pela movimentação de elétrons.

—————

O que é Corrente Elétrica?

    Corrente elétrica é o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica. Os Raios são exemplos de corrente elétrica, mais comumente chamados de descargas elétricas.

—————

O que é Potência Elétrica?

    Em sistemas elétricos, a potência instantânea desenvolvida por um dispositivo de terminais é o produto de diferença de potencial entre os terminais e a corrente que passa através do dispositivo ou equipamento.

    Pode ser definida também como trabalho realizado pela corrente elétrica em um determinado intervalo de tempo.

Existem 3 (três) tipos de potência

  • Aparente
  • Ativa
  • Reativa

—————

O que é Potência Aparente?

    Podemos denominar de Potência Aparente a carga ou energia que o equipamento irá consumir da rede elétrica já contemplado suas perdas neste valor.

—————

O que é Potência Ativa?

    Podemos denominar de Potência Ativa o valor real da carga ou energia que o equipamento irá consumir da rede elétrica sem estar contemplado suas perdas neste valor. Em outras palavras, é a energia que o equipamento realmente utiliza 100% em seu funcionamento.

—————

O que é Potência Reativa?

    Podemos denominar de Potência Reativa a carga ou energia que o equipamento irá consumir da rede elétrica, porém não irá utilizá-la para seu funcionamento pleno. Esta potência pode ser calculada através da subtração da Potência Ativa da Aparente.

—————

Cargas em 220V gastam menos energia que em 110V?

    A resposta é Não.

    Para esta polêmica questão, temos que ressaltar que têm-se a impressão de que aparelhos ligados consomem menos em 220V devido a corrente ser menor, porém esta corrente é menor pelo motivo de estar dividida entre duas fases e não concentrada em uma única. Logo, para saber a corrente real consumida pelo equipamento deve ser somada a corrente que circula em uma fase com a da outra.

    Assim, a suposta sensação de menor gasto fica apenas valendo como um mito.

 

 

—————